quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sala de aula: o ilimitável das limitações







Cenário da apresentação teatral - alunos das 8ª série A e B

As professoras Oriana e Dvanete trabalharam duas oficinas - TP3 com os alunos das oitavas séries A e B. A princípio foi feito a interpretação da fábula "A cigarra e a Formiga" - boa e a má - a partir de uma encenação. Aprofessora Oriana sentiu-se satisfeita com o resultado, visto que a turma se empenhou bastante, confeccionando em conjunto um belíssimo cenário.
Após as apresentações, fizeram uma comparação dos textos, onde houve participação de todos expondo sua opinião diante do desfecho dos personagens. E, consequentemente, os alunos criaram uma outra versão para a fábula.
"foi divertido e alguns demonstraram muita criatividade e imaginação"

Dando continuidade, foi confeccionado uma caixa mágica contendo fantoches surpresas, feitos com palitos de picolés e gravuras, utilizando de duas formas/técnicas:
  • os alunos retiravam um fantoche e contavam uma história, um acontecimento, um poema, enfim, de acordo com a gravura utilizava um gênero textual;
  • o primeiro aluno do círculo (eles se encontravam em semi círculo na sala de aula), retirava um fantoche e começava uma narrativa e os colegas davam continuidade.
Dessa forma, a professora Oriana trabalhou vários gêneros textuais produzidos ou relatados pelos alunos. Além disso, foi possível também trabalhar com coesão e coerência, visto que a segunda atividade proporcionou esse estudo, uma vez que, "é muito difícil dar continuidade ao pensamento do outro".
As oficinas aplicadas, permitiu a interação, contribuindo tanto na aprendizagem dos educandos como diz a professora Oriana, "como também na minha formação como educadora, pois me permitiu inovar minhas aulas tornando-as prazerosas e ricas em aprendizagens".

Mais detalhes das atividades desenvolvidas, visite o endereço procurandoacertar.blogspot.com
Um abraço,
Betânia (formadora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário