domingo, 13 de dezembro de 2009

Expressões Artísticas- TP1

No dia 21 de novembro de 2009, aconteceu mais um encontro de Formação Continuada - GESTAR II - Língua Portuguesa e Matemática em Santa Cruz - PE, na Escola Anselmo Cordeiro Guimarães. Os Cadernos de Teoria e Prática a serem trabalhados neste encontro foram o TP1 (Português) e TP5 (Matemática), no total de oito horas. De início, passamos um vídeo perfeito de Aramis Trindade (pernambucano) - Ai deu Sodade. Para deixar a "preguiça" de lado, passei os slides Abraço Mineiro (Bom Dia) para recepcioná-los e dar boas vindas. Como sugestão para uma das oficinas, utilizei a crônica de Carlos Drummond de Andrade - A secretária - onde fizemos a leitura e discutimos a sua intenção e interpretação ao fazê-la, criando assim um cenário para dar mais autenticidade.

Nesse encontro discutimos conceitos como variação lingüística, texto, intertextualidade. O TP1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da ligação entre linguagem e cultura. A língua não reflete só sobre o mundo, mas reflete também o mundo. Quer dizer, ela expressa a cultura dos sujeitos e dos grupos. Na segunda, vamos ver que as línguas apresentam variações no tempo e no espaço. (Pg. 13). A reflexão sobre a língua/cultura estará presente em nossas discussões nesse encontro, para que relacionem língua e cultura e identifiquem os principais registros do Português. Levando a perceber que o sujeito aprende a sua língua em convívio com a família, amigos, pessoas que estão ao seu redor e participando do seu cotidiano. Cada um vai construindo seu saber e assimilando os usos lingüísticos no grupo ao qual pertence.
A colonização no Brasil foi híbrida: portugueses e africanos, os quais já traziam também influência de outras culturas, sobretudo, os portugueses com as Grandes Navegações em busca do Novo Mundo. Há também a contribuição indígena, tudo isso mais a própria dinamicidade das línguas justifica tal variação.
Nessa perspectiva, distribui o texto “Babel é aqui: todas as línguas do português – Aya Ribeiro – cada qual grifando as palavras com sua devida origem. Em seguida, passei os slides fundamentando nossa discussão. Respondemos a atividade da página 24 – Atividade 3 – percebendo que a língua varia de região para região. E a atividade 5 da página 26, para identificar dialetos profissionais e a que profissão se referem. Em ambas as atividades, cada uma se refere a dialetos, que cumprem perfeitamente suas funções, no âmbito em que são usados, ou seja, nenhum é melhor do que o outro.



Lemos a Carta do Alfredão e discutimos o problema de comunicação que houve porque os interlocutores não partilhavam o mesmo código. Nesta continha modos diferentes de comunicação – gírias – e abriu espaço para a leitura do texto de Aya Ribeiro “Um passeio pelas gírias através dos tempos”, em que dividi o texto em partes, para que cada um reescrevesse para a linguagem formal (exercício epilinguístico). Logo após, apresentei o slide “A decadência da música brasileira”.
Voltando ao nosso ilustre escritor Carlos Drummond, fizemos a leitura da crônica “A outra senhora” fazendo a interpretação oralmente: - Na sua opinião, que intenção teria o autor, ao fazer essa crônica? Independentemente de sua opinião, parecem claras duas críticas do autor. Quais são elas?


Terminamos essa manhã super proveitosa, fazendo uma paródia intitulada “As aulas do Gestar”.
Começamos nosso encontro da tarde todos envolvidos e comovidos em seus tons artísticos cantando....cantando....cantando.....as paródias musicais (slides), pra nenhum botar defeito. Rsrsrsrsrsrs. Os cursistas estavam compenetrados em suas produções artísticas, fazendo suas paródias, estou bestificada com o talento deles.





TENTE OUTRA VEZ

Veja...Não diga que a educação está perdida
Tenha fé no Gestar tenha fé na vida.

Insista...pois o Gestar é a nossa fonte
Você tem a solução para cruzar a ponte
Nada acabou, não, não,não

Tente, use a aprendizagem e recomece a ensinar
Não pense que a educação agüenta
Se o educador parar
Não, não, não.

Há uma formadora que canta
Uma formadora que dança
Uma formadora que ensina no Programa Gestar,

Queira, basta ser dedicado e desejar profundo
Você será capaz de transformar o mundo.

Vai tente outra vez, tente
E não diga que a educação está perdida
Se é de aprendizagem que se vive a vida
Tente outra vez

Patrícia Antunes, Jackson Amorim, Francisca Claudevânia






Reciclando

(parodiando a música de Rita Lee – Água na boca)
O Gestar II me dá...
Muito sufoco.
Tirando muitas dúvidas....
Criando outras.
Depois vai clareando...
Ficando tudo azul.
São textos espalhados....
Pra todo lado.
Começam criar vidas...
E sensações.
Humor, paródia, gíria...
Que maravilha.
Depois muitas risadas...
De todas conclusões.
Em outras oficinas começa...
Tudo de novo.
Nada melhor do que se reciclar
Fazer o Gestar um lazer de cultura

Antônia Nunes




XOTE EDUCATIVO

Não posso mais parar
De pesquisar
Pois agora em Santa Cruz
Já chegou o Gestar
Ele é um programa inovador
Agora todo mundo vai mostrar o seu valor.

Cadê as oficinas? Já realizei
Cadê o relatório? Já relatei.
E o planejamento? Eu já planejei
Agora é aplicar, e os alunos estudar.

Não posso mais parar
Vou ter que incentivar
A nossa educação
Com o Gestar vai transformar
A formadora já nos orientou
E a nossa prática já se transformou.

Maria Elieuma, Maria Zilma e Solange Alves.



Adentrando na intertextualidade passei os slides (fundamentação) que foi bem absorvido. Passei em slide o livro “O carteiro chegou” – Janet & Allan Ahlberg, fazendo alusão a outras histórias infantis. E vimos outro slide preparado pela nossa orientadora: intertextualidade. Logo após, foi reservado para a socialização do Avançando na Prática.

CARTA DO ALFREDÃO

Alfredão é um rapaz simpático, sociável e adora viajar. Numa de suas viagens ao interior, um inesperado acidente com o carro, obriga-o a ficar no mato. Por sorte, um fazendeiro socorreu-o, dando-lhe abrigo. Com o auxílio do fazendeiro, Alfredão pôde retornar à sua cidade. Já em casa, o moço felicíssimo pela ajuda que recebera, resolveu agradecer ao fazendeiro, através da seguinte carta:
Paz e amor, bicho...você me amarrou na sua cara legal, muito barra- limpa. Achei jóia sua, quando sacou que eu estava na pior, com minha máquina transando no meio do mato, dentro daquele breu. O envenenamento do meu carango sempre me deixa baratinado e você ligou bacana, levando-me para o seu habitat. No dia seguinte, com colher de chá que você me deu com o seu trator, consegui emplacar no asfalto e batalhar firme uma carona até conquistar a metrópole.
Como não pudemos transar melhor, espero você para vir moitar uns dias comigo em minha lona legal, onde poderemos curtir fino papo com a turma ou transar com as doidonas das motocas, com suas calças apertadas e blusas transparentes.
Você poderá ir comigo para uma discoteca ou um inferninho e tenho certeza, adorará a onda do travoltismo.
Curtiremos um som jóia ou sacaremos umas minas no asfalto, para um programa bem legal. Fique na minha, você vai gamar. Do chapa, Alfredão

Resposta do Bertulino

Senhor Alfredão
Não entendi bulhufas de sua carta, é muita confusa e estou muito aborrecido por você começar me chamando de bicho, quando fui seu amigo sem o conhecer. Além do mais, devo dizer-lhe que sou macho pra burro. Se quiser experimentar, volte aqui, seu cachorrão. Não amarrei você em coisa alguma, o que fiz foi tratá-lo como gente civilizada. Se você achou alguma jóia aqui, deveria ter entregue à dona da casa. O que você praticou é caso de roubo. Outra coisa errada a sua, não tirei você de nenhum breu. Isso aqui não existe.
Acho que você está meio tantã. Também não lhe dei nenhuma colher de chá.Se por acaso você levou alguma coisa, que e pelo que eu senti, é costume em você, pode ficar com ela de recordação. Gostaria de saber quem foi o cretino que jogou veneno no seu carro, pois se foi algum empregado meu, vou mandá-lo embora. Aqui tem curtume e não vou sacrificar minhas aves para dar o papo você. Quanto a ir para o inferno com você, pode ir sozinho.
Sou muito religioso, inferno é feito para gente igual a você
O tal de negócio de minas e joias não serve para mim. Nunca tive gosto nem tempo para bancar o garimpeiro. Também não sou marinheiro e não entendo de ondas.
Olha, moço, eu aqui sou muito conhecido e respeitado por todos. Pelo Juiz, pelo Padre, por políticos e pelo povo. Nunca alguém me chamou de bicho ou por outro nome de animais. Vê se me respeita, moço.
Bertulino


Betânia (formadora) www.procurandoacertar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário