domingo, 27 de dezembro de 2009

SEMENTE PLANTADA - AVALIAÇÃO FINAL



Precisamente no dia 12 de dezembro de 2009, reuniram-se nas dependências da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães, os cursistas de Língua Portuguesa e Matemática para a finalização da Formação Continuada – GESTAR II, em Santa Cruz – PE. De início, foi reservado para o AVANÇANDO NA PRÁTICA , em que todos contentes apresentaram e socializaram as atividades em sala de aula. Exemplos diversos de produções dos alunos fizeram parte desse momento, frisando mais uma vez o sucesso das oficinas.

Logo no início foi proposto que os alunos fizessem uma lista de nomes de cidades, nomes de programas de TV, e de times de futebol. A turma foi dividida em grupos de três componentes e foram orientados a escolherem uma das listas citadas acima e produzissem um texto. A surpresa foi grande, pois saíram muitos textos bons”

Professora Patrícia Antunes – 5ª H

PRODUÇÃO DE TEXTO COM NOMES DE CIDADES

Um certo dia, SÃO PAULO foi visitar SANTA CRUZ quando chegou lá a encontrou chorando. SANTA FILOMENA tinha morrido aí SÃO PAULO foi avisar a seu primo JUAZEIRO que ficou muito transtornado aí avisou a todos seus familiares, a seus irmãos PETROLINA, IPUBI, DORMENTES, E LAGOA GRANDE. Seus pais eram OURICURI e TRINDADE que ficaram muito chocados e foram preparar tudo para sua filha ter um BODOCÓ digno.
Equipe: Valdeir, João Paulo, Anecildo

PRODUÇÃO DE TEXTO COM PROGRAMAS DE TV

Eliane foi ao VÍDEO SHOW e lá estava o GUGU que se impressionou com o RATINHO. Ela foi ao ÍDOLOS apresentar qual foi o seu talento, que vai ser o MELHOR DO BRASIL, foi conhecer a casa da HEBE CAMARGO, que lá estava o CHAVES e seu irmão CHAPOLIN COLORADO, com as maluquices do CACETA E PLANETA que deu uma bolada no TOMA LÁ DÁ CÁ. Chegando lá, estava SILVIO SANTOS com o programa ZORRA TOTAL.

EQUIPE: Celson, José Pereira, Ismael.

Após esse momento, foi reservado para avaliarmos o curso de Formação Continuada – GESTAR II, onde entreguei a cada cursista uma folha contendo várias perguntas, dentre estas, uma análise do curso envolvendo os avanços dos alunos, as dificuldades, comentários sobre os TP´s trabalhados, as evoluções dos alunos, etc. Em seguida, passei os slides do Livro Zoom de Istvan Banyai Ceilândia que, a cada imagem passada, iriam refletindo e fazendo inferências. Visto que, o propósito era inserir também os saberes construídos neste curso e auto-avaliarmos.
Dando continuidade, discutimos sobre o Projeto a ser implantado em 2010, que surgiram várias discussões, mas combinamos que seria melhor amadurecer no próximo ano, devido o fechamento do ano letivo. Nesse sentido, todos se comprometeram a pensar melhor no projeto e realmente discutirmos na primeira semana pedagógica do ano. Sugeri que seria melhor nos reunirmos não só os de português e matemática, mas o restante dos professores em suas respectivas disciplinas.




Com o apoio da Secretaria de educação, a equipe presenteou os professores com um livro de sua preferência. E combinamos que no início do ano letivo todos iriam relatar o que leu, tanto os professores de português e matemática, para assim, instigar o prazer da leitura.





Algumas considerações dos cursistas sobre o curso:

“As evoluções, é que no início eles tinham muitas dificuldades de produção de texto e também de se expressarem oralmente, e agora a gente se surpreende com as produções e também com a oralidade, eles são alunos de 5ª série, oriundos da zona rural”.

“Para mim foi maravilhoso, foi uma das oportunidades que tive e aproveitei para enriquecer o meu conhecimento e adaptar esse método de aprendizagem em sala de aula. Aprendi muito, e a minha formadora vai ser uma das pessoas que tanto contribuiu para um bom desempenho em sala de aula”.

“O Gestar II aconteceu de forma inovadora na escola e na sala de aula, os TP´s nos trouxe novos conceitos de aprendizagem e abriu um leque para a prática educativa tornando-as mais diversificadas e prazerosas, pois instigou os alunos a participarem mais das aulas....”

“Todas as oficinas aplicadas, mas o TP5 despertou muito o interesse dos educandos, onde os mesmos aprenderam sobre propagandas, e o palanque literário foi um sucesso, onde apresentaram de várias formas: teatro, cartazes, entre outros, despertando assim o interesse aos colegas para a leitura. Mas todas as oficinas contribuíram para uma melhor aprendizagem”.

“Com relação ao desempenho e participação, eu considero bom, pois faltei apenas dois encontros por motivos superiores: pós-graduação, etc.. Não porque não estivesse a fim ou porque fosse desmotivante participar dos encontros, e olhe que eu moro a 56km da cidade”.

“A princípio tivemos algumas dificuldades por que a mudança às vezes nos assusta, mais os alunos perceberam a importância do mesmo, discutindo, participando. As aulas tornaram-se prazerosas e dinâmicas”

Bom foi conhecer a
Esse espetacular
Treinamento, e posso afirmar que,
Antes, eu achava que conhecia tudo e,
No entanto, percebi que
Internamente, não sabia nada.
Agradeço a você, e ao Gestar por abrir minha mente.”

“Todos os materiais adquiridos pelo Gestar II foram e serão úteis na minha prática pedagógica. È evidente que alguns se destacaram, mais devido a necessidade da turma, mais certamente servirão para novas turmas em que pretendo aplicar o que aprendi e aprender cada vez mais”.


Finalizamos o encontro com uma confraternização, esperançosos de um dever cumprido e de ter deixado uma semente plantada em cada olhar.
Obrigada a todos pelo empenho dado ao curso, pela oportunidade, pela troca de experiências, e acima de tudo, por vocês terem participado dessa gestação.
OBRIGADA, aos colegas formadores e, principalmente a AYA RIBEIRO!



Um grande abraço,
Betânia (formadora - Santa Cruz - PE, www.procurandoacertar.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário