terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prova Diagnóstica de entrada




Aos vinte e sete dias do mês de julho de 2010, professores da rede municipal de ensino, coordenadores, diretores das escolas e representantes da secretaria de educação de Santa Cruz – PE, reuniram-se no auditório da Escola Estadual Elvira Granja de Souza, com o propósito de discutir os resultados das avaliações (Prova diagnóstico de entrada – Português e Matemática – GESTAR II) e especificamente também ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
De início, foi discutido a história do folclore hindu, OS SETE SÁBIOS CEGOS E UM ELEFANTE, que proporcionou reflexões positivas.
Estudamos os descritores presentes na avaliação com a ajuda do material impresso que o MEC enviou para as escolas – Orientações para o professor SAEB/PROVA BRASIL. Essa junção foi louvável no sentido de refletir sobre os resultados da prova do gestar. O material é composto pelos descritores da provas oficiais, com exemplos e detalhes de orientações metodológicas, mostrando também os níveis de proficiência leitora, que são cinco, cada um com suas características e determinações, que nos ajudou bastante para analisar as provas do gestar, em que foi entregue o material para os professores de português e matemática, para posterior estudo mais detalhado em suas escolas de origem. Depois vimos os resultados do IDEB – 2009 do município como também um comparativo das escolas (4ª e 8ª séries).
Ao analisar o resultado, queríamos saber em que nível se encontrava os alunos do município,já que, fizeram as provas, e, até o momento não tínhamos conhecimento das notas dessa avaliação – PROVA BRASIL. Mas com pesquisas feitas na internet – www.educarparacrescer.abril.com.br, foi que nos forneceu essas informações.
Então foram repassadas as notas de português e matemática da prova Brasil, para estudar e reorientar as ações pedagógicas de cada escola, e posteriormente, pretendemos realizar oficinas com os descritores presentes.

Um forte abraço,

www.procurandoacertar.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário