quinta-feira, 28 de maio de 2009

Proposta de atividade de análise linguística do substantivo.

Respondendo à atividade proposta por Aya.

Proposta de atividade:

1-Indagações sobre adivinhas: o que são, quem conhece alguma, quem gosta, quem quer contar uma?

2-Aplicação de dinânmica para formação de duplas: passar uma caixinha entre os alunos contendo cartões com perguntas e respostas para adivinhas, cada um deles pega um cartão e então se agrupam conforme a respectividade entre pergunta e resposta.

3-Agora em duplas, os alunos bricam de adedonha. Adedonha é bricadeira na qual se escolhe uma letra e tenta-se numa folha de papel escrever nomes que comessem com ela, por exemplo, cidade, objetos, frutas e etc. Obs: melhor levar fichas prontas.

4-Após a bricadeira, conversar com alunos sobre como seria difícil ou até mesmo impossível brincar de adendonha ou de adivinhas se cada coisa não tivesse um nome. Os questionamentos devem partir sempre do conhecimento que o aluno já possui acerca da língua.

5-Contrução coletiva de um conceito de substantivo

6-Produção textual: composição de adivinhas.

Grupo: Madallena, Adriana, Verinha, Suêda, Helena e Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário