quinta-feira, 14 de maio de 2009

SEU JOÃO: AS APARÊNCIAS ENGANAM

João da Silva, mais conhecido como “seu João”, casado, 4 filhos, 63 anos de vida, caminhoneiro com 30 anos de estrada, amante da literatura.

REPÓRTER: Bom dia, seu João! O que o senhor está lendo hoje?
Seu João: Tô lendo O Retrato de Dorian Grey

REPÓRTER: Dorian Grey?! O senhor comprou ou ganhou esse livro?
Seu João: Ah, eu peguei emprestado com meu filho, que está na faculdade.

REPÓRTER: Conte essa história, seu João! Que faculdade ele está fazendo? O senhor só tem ele como filho?
Seu João: Ih... tenho ele e mais três meninas. O menino tá fazendo História na FAMASUL, e as meninas já tão tão formadas: uma é enfermeira, a outra é professora e a mais velha é advogada no “Ricife”

REPÓRTER: E o seu interesse pela leitura, começou quando? O senhor sempre gostou de ler?
Seu João: Eu gostava de ler na escola, mas parei muitos anos, porque tive desde pequenininho acompanhar meu pai na boleia do caminhão dele. Mas quando fiquei grande e me casei e vi que não queria essa vida pra meus filhos, fiz de tudo pra que eles tivessem estudo e fossem alguém na vida. E hoje, cada um é.

REPÓRTER: Mas a leitura, quando é que começou realmente?
Seu João: Os meninos traziam pra casa os livros que as professoras mandavam ler, e eu ia sempre que podia lendo um livro ou outro acompanhando as histórias... já li de um tudo: O alienista, Morte e Vida Severina (que vida Severina!), Crime e castigo, O crime do padre Amaro, ah... foram muitos

REPÓRTER: E o que o senhor está achando de O Retrato de Dorian Grey?
Seu João: É assustador!

REPÓRTER: Como assim?
Seu João: Ah, é porque quem vê cara, não vê coração. O moço é bonito, mas é ruim e não se importa com o que os outros sentem...

REPÓRTER: E os seus amigos, quando veem o senhor lendo, o que dizem?
Seu João: No início, eles ficavam rindo, mexendo comigo, mas depois queriam saber como era a história. E eles, agora, brincando, me chamam de “professor”.

REPÓRTER: E o senhor gosta? Queria ter seguido uma oura profissão, professor, talvez?!
Seu João: Eu me divirto e sei que eles me respeitam, mas eu não queria ser outra coisa não! Criei meus filhos e, mesmo não tendo terminado os estudos, aprendi muito na estrada.


REPÓRTER
: E parar de ler, o senhor pensa?
Seu João: De jeito nenhum! Só quando eu morrer.


Equipe: Ana Paula, Betânia, Edvânea, Mércia

Nenhum comentário:

Postar um comentário